9.1.09

Quixote!


Quixote faz temporada no Centro Cultural São Paulo

Beatles, Moby, Fred Zero Quatro, Prodigy e outros criam a atmosfera da montagem que reestréia em 13 de janeiro

Em temporada, de 13 de janeiro a 19 de fevereiro, a Cia dos Imaginários, com direção de René Piazentin, traz sua adaptação de Dom Quixote de La Mancha ao Centro Cultural São Paulo. Sem texto, apenas através de ação física e imagens, Quixote propõe uma releitura da obra usando como trilha sonora canções pop como “The Fool On The Hill”, dos Beatles.

Tendo O Cavaleiro da Triste Figura como eixo central, o espetáculo mostra uma série de situações que traçam paralelos com momentos importantes do romance, como o enlouquecimento de Quixote após a excessiva leitura de novelas de cavalaria, seu rompimento com a realidade, a partida para a aventura, a idealização de sua musa Dulcinéia Del Toboso, o encontro com Sancho Pança, o duelo com gigantes e a célebre cena dos moinhos de vento.

Durante a encenação, um coro de leitores assume personagens variados e incorpora dragões e gigantes. O cenário se assemelha a um grande porão de lembranças, repleto de rodas de bicicletas e livros. A escolha de pijamas como figurinos, o desenho de luz e o uso de lençóis brancos ajudam a compor a ambientação onírica. Os objetos desse porão são transformados e adaptados para se assemelharem às imagens, personagens e locações da obra original. Assim, com bicicletas no lugar do cavalo Rocinante e do burro Ruço, coletes salva-vidas de armaduras e guarda-chuvas de lanças, a peça ganha também um tom lúdico. Tão lúdico e onírico quanto um aviãozinho de papel preso em uma gaiola, como se vê em uma das cenas.

O espetáculo foi construído de maneira colaborativa pelos atores. A escolha das cenas a serem levadas ao palco privilegiou os trechos do Dom Quixote que já povoam o imaginário coletivo, mesmo para um público não totalmente familiarizado com a obra original. Na recriação, o mote foi traduzir o “espírito quixotesco”: de sonho, de utopia, do desejo de vencer as barreiras que a realidade impõe e transformá-la. Nessa idéia se inserem algumas das citações que se sobressaem no decorrer da peça – à Gandhi, Martin Luther King e Charles Chaplin.

Ficha técnica
QUIXOTE, adaptação livre do texto de Miguel de Cervantes
Direção - René Piazentin
Assistente de Direção - Felipe Ormeni, Nathalia Dezotti e Nino Cardoso
Iluminação, cenário e figurino - René Piazentin
Maquiagem - Carolina Costa
Apoio Teórico - Leila M. Ruiz Babadópulos
Programação Visual - Aline Baba e Caio Franzolin
Divulgação - Boca de Cena Comunicação
Produção - Núcleo Imaginário de Produção

Elenco
Aline Baba, Caio Franzolin, Caio Marinho, Camila Nardoni, Carolina Costa, Kedma Franza,Luana Frez, Mariana Viana, Ricardo Bretones,Thaíssa Landucci e Vinícius Roszczewski.

Serviço
Quixote
Duração: 60 minutos
Recomendação – 12 anos
Gênero: Fábula dramática

Temporada de 13 de janeiro a 19 de fevereiro
Terças, quartas e quintas, às 21h

Ingressos: R$ 15
Meia entrada para idosos, estudantes e classe teatral
Capacidade: 110 lugares
Centro Cultural São Paulo
Sala Paulo Emílio Salles Gomes
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso
Confira a programação na página do CCSP

Minha opinião: DO CARALHO!!!

1 comentários:

Aline Baba disse...

que bonito Fatema! Brigado!

 
BlogBlogs.Com.Br